Muito provavelmente você pode reduzir seus custos de conta do Amplitude em até 30% em menos de 1 hora. E então não será necessário fazer um upgrade de plano com custo adicional, se você seguir os seguintes passos poderá diminuir seu consumo de eventos e manter o plano atual!
Neste guia prático mostramos o passo a passo para fazer isso.
O Amplitude (assim como a maioria das ferramentas de Análise de Produto - incluindo o Mixpanel) possui planos baseados na quantidade de eventos rastreados anualmente.
Quando você assinou seu contrato com o Amplitude, definiu esse valor, que pode ser visualizado em 'Organization Settings' > 'Plan & Billing'.
É muito comum que, à medida que você cresce em número de usuários usando seu aplicativo e em número de recursos lançados que rastreamos, se torne cada vez mais difícil controlar a quantidade de eventos que enviamos para o Amplitude.
O truque está em realizar auditorias de dados periodicamente para reduzir essa quantidade.
Em uma auditoria de dados, realizamos análises quantitativas e qualitativas para identificar eventos que estamos rastreando desnecessariamente e que podemos deixar de consumir.
Dessa forma, obteremos dados mais limpos e confiáveis e reduziremos o custo do Amplitude ao diminuir a quantidade de eventos processados por nós.
A verdade é que é um exercício que podemos fazer em menos de 30 minutos, portanto decidimos oferecê-lo gratuitamente!
Você só precisa nos fornecer acesso ao seu projeto e nós cuidaremos de devolver um documento com as sugestões. Adicionar a:
guro@bildungdata.com
guido@bildungadata.com
Em 'Configurações da Organização' > 'Planos e Faturamento' podemos ver:
Ir para 'Dados' > 'Plano de Rastreamento' > 'Eventos' para conhecer os detalhes da atividade de cada evento. As métricas mais relevantes para a Auditoria de Dados são:
Se você tiver acesso de Administrador, poderá obter mais métricas em: 'Configurações da Organização' > 'Relatórios de Uso'
Baixar esta tabela como CSV.
Para cada evento, podemos:
Bloquear: O Amplitude deixa de receber o evento e, portanto, não continua contando para a contagem de eventos. Você ainda poderá usar os dados históricos nos relatórios
Excluir: O Amplitude deixa de receber o evento e você também não poderá usá-lo para novas análises.
Nenhum desses métodos remove eventos retroativamente. Ou seja, não será possível modificar os eventos que já foram contados em seu histórico de eventos.
Visibilidade: quando um evento é ocultado, ele continua sendo recebido, mas não aparecerá na lista ao criar novas análises.
Atividade: quando um evento é alterado para inativo, ele continua sendo recebido, mas não será considerado para a métrica de usuários ativos.
Você deve criar suas próprias regras internas para definir quais eventos devem ser bloqueados. Por exemplo:
Tenha maior flexibilidade e avalie cuidadosamente os eventos com maior consumo mensal de eventos. Se conseguirmos bloquear alguns deles, poderemos ter um impacto substancial na conta do Amplitude.
Além das métricas de uso, será importante levar em consideração questões como:
Antes de bloquear um evento, é prudente ter conversas com a equipe responsável por esse evento para entender o impacto de deixar de receber esses eventos.
Lembre-se de que, ao bloquear um evento, o Amplitude deixa de recebê-lo e mesmo que você desbloqueie o evento no futuro, os eventos que não foram recebidos não poderão ser recuperados.
Finalmente, você poderá escolher bloquear os eventos que não atendam aos critérios definidos.
E assim, você poderá reduzir seu consumo de eventos com apenas alguns cliques!!
Em clientes anteriores, vimos reduções de até 35% em eventos não utilizados.